Bem-Vindo CYBERNAUTA !

Viaje Nesse Universo Mutante Sem Fronteiras! Evolua Anos-Luz!!!

19.4.11

FRAJOLA e TOM em FACEBOOK e TWITTER

Perigo, vírus! E-mails fakes, clones - Facebook, Twitter, etc.

Muita cautela com mensagens aparentemente vindas do Facebook, Twitter, etc. E-mails-armadilhas, formatados nos modelos enviados por estes e outros sites famosos (pressupostos bancos, governo...) ou, simples " correios amigos ", podem contaminar seu computador com vírus e outras ameaças virtuais. No caso da clonagem dos e-mails das redes sociais “gatunos em pele de cordeiro, com face e book de Twitter” (traduzindo: Frajolas com cara de PiuPiu), por estas mensagens, podem capturar seus dados pessoais e bancários.

Conforme temos recebido, dia a dia, mais e mais lixo eletrônico pelo Hotmail, Gmail, ou qualquer “web meio”, aumentam também as ameaças de virus e ataques cibernéticos com prejuízos reais aos desatentos navegantes. Veja, conforme verificamos, que os links no interior dos e-mails correspondem a outros endereços web - certamente páginas contendo arquivos contaminados. Confira os modelos de “spam” abaixo e, caso receba algo semelhante, suspeite e delete essas pragas virtuais:






clique nas imagens para ampliar visão (cuidado, verifique antes!)

Portanto, antes de clicar igual passarinho no alpiste ou na minhoca, passe o Jerry no link pra desmascarar o Tom. Repetimos: nessa passada de mão e mouse, perceba se o link no corpo da mensagem apresenta idêntico endereço na barra de status (rodapé da tela do seu programa de email) e se ambos correspondem ao emissor / remetente (aquele famoso site ou amigo). No caso Facebook, se o link não apontar para o url inicial www.facebook.com, apague o e-mail. Tanto nessa quanto noutras mensagens indesejáveis denuncie spam ao seu provedor de email, sinalize como lixo eletrõnico e bloqueie o remetente. Assim proceda sempre, procurando a coerência e correspondência link = url = remetente, seja no caso Twitter, Caixa, Bradesco, Santander, Primo Zé ... Somente abra excessão a essa regra nos casos de direcionamentos como esse aqui, cujo link "aqui" não significa um url "aqui" mas, está em site confiável tipo o Cybion bLogin (enquanto o Blogger for seguro, rsssr). E, muita atenção porque também há casos de e-mails com @terminações e http://redirecionamentos para endereços quase idênticos aos sites conhecidos porém, clonados (.com ou net, pontinho ou letrinha, “alpiste ou minhoca” a mais ou a menos”, entende?). Antes de clicar nos links em quaisquer mensagens ou sites, mesmo aparentemente conhecidos, cuidado: na web todos os gatos podem ser pardos.

Em caso de dúvidas, com relação a redes sociais, acesse diretamente sua conta e confira as solicitações de amizade. Mas, quando parecer e-mail da Receita Federal (na época de declaração de imposto de renda), Tribunal Eleitoral (em período de eleições), extrato ou atualização de banco (principalmente se você não é correntista do mesmo) dentre outros links “clique aqui”, delete! O barato é: leia e analise, procure erros gramaticais, estilos de linguagem, design e, se ainda estiver inseguro, pesquise remetente, links e o redirecionamento apontados pelo tio Google! Faça isso antes de cair feito “patinho na lagoa” do Jacaré! Porém, se você é do tipo que fala sem pensar, clica sem verificar (o famoso “curioso”) e por desventura tenha clicado em algo suspeito, é bom acionar atualizadíssimo antivírus e fazer a checagem completa da sua máquina. Prudência, pois canja de galinha ou Twitter, outras sopas e solicitações virtuais podem ser gato por lebre ou Piu Piu por Frajola!

 
Clicky Web Analytics